top of page
iyaomin_expresso2222_capa_jabuti.png

"É um trabalho caprichoso da Ana, que prima por realizações interessantes no campo das edições sofisticadas, de livros sofisticados. Ela tem dois livros muito importantes sobre os discos “Tropicália” e “Acabou Chorare”. Enfim, esse livro (o “Expresso 2222”) leva adiante esse compromisso dela com a edição de livros ligados a música popular no Brasil.”

Gilberto Gil  Salvador, 16/02/2023

EXPRESSO 2222 LIVRO

Neste livro-objeto, Ana Oliveira se debruça sobre um dos álbuns mais inventivos da MPB, lançado por Gilberto Gil logo após do exílio londrino, em 1972.

 

A obra reúne artistas, intelectuais e jornalistas que reinterpretam, faixa a faixa, o disco que nasceu das influências do pop-rock e da música brasileira tradicional, tornando-se um marco na história da MPB.

 

Fernanda Torres, Arnaldo Antunes, Micheliny Verunschk, Moreno Veloso, Hermano Vianna, Lorena Calábria, Mila Burns, Patrícia Palumbo e Cláudio Leal desvendam a história por trás de cada canção. O repertório do disco também inspirou trabalhos visuais criados por Renata Felinto, Regina Silveira, André Vallias, Vânia Mignone, Muti Randholph, Merepe, Nino Cais, Arnaldo Antunes e o coletivo assume vivid astro focus (avaf).

O livro apresenta, ainda, uma rigorosa pesquisa sobre a repercussão do álbum, no calor daquele início dos anos 1970, e traz uma proposta de experimentação gráfica que pode ampliar a experiência da leitura. Além de elementos tridimensionais incorporados ao miolo, Ana Oliveira inventou uma sobrecapa redonda em alusão ao layout original do LP. Em sua abertura total, a peça se descortina em um pôster de dupla face, que pode ser emoldurado de ambos os lados.

"Ana Oliveira é uma pessoa que vem acompanhando com interesse o meu trabalho e se manifestando a respeito em muitas oportunidades. Eu acho que o livro resulta de uma densidade memorial muito forte e do interesse natural de uma realizadora como ela é, muito associada a todo o meu trabalho há muito tempo — diz o compositor, que em 2015 lançou com Ana o livro “Disposições Amoráveis”, em que ele conversa sobre vários temas atuais com músicos, políticos e intelectuais. — Ana é uma pessoa que tem compromissos com o desenrolar histórico da cena cultural do Brasil. É pessoalmente próxima ao meu trabalho e à minha pessoa.”

Gilberto Gil  O Globo, 13/11/2022

Press release (pdf)

Press release (doc)

Ficha Técnica

Título: Expresso 2222

Editora: Iyá Omin

Autora: Ana Oliveira

Idioma: Português/Inglês

Número de páginas: 252

ISBN: 978-85-63909-03-9

Capa: Dura

Encadernação: Miolo costurado, capa dura, sobrecapa/pôster e cinta.

Formato: 30 x 30 cm

Ano: 2022

Patrocínio: Urbia

bottom of page